Se você está no meio de um projeto elétrico ou mesmo está planejando alguma manutenção, saiba que é preciso considerar uma escolha segura e consciente a respeito dos fios que você vai utilizar. Afinal, se a instalação é antiga, possivelmente ela ainda tenha fios rígidos em todo o projeto. O que hoje já não é mais uma prática comum, visto que os fios flexíveis são muito mais apropriados.
Assim sendo, por mais que as tomadas e interruptores sejam simples de operar, saiba que é preciso escolher os fios certos para proporcionar segurança e também garantir a operação. Neste artigo, a D2 Materiais Elétricos em Blumenau vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Veja qual o fio utilizar para as tomadas e interruptores e muito mais. Continue lendo!
Saiba qual fio utilizar para as tomadas e interruptores
Certamente você sabe que existem muitos modelos e tipos de cabos, tomadas e outros itens elétricos. E cada um deles é feito especificamente para uma finalidade, onde na grande maioria das vezes a segurança fala mais alto. Isto é, não se pode instalar qualquer tipo de tomada, interruptor, disjuntor ou fio em um projeto elétrico. É preciso escolher de acordo com as tensões máximas permitidas, por exemplo.
No caso de instalar um fio muito frágil em uma tomada 2P 20A que vai ligar um aparelho que consome muita energia, é possível que haja sobrecarga e até princípio de incêndio, já que o fio vai esquentar demais.
Por isso, para responder qual fio utilizar para as tomadas e interruptores, é preciso entender a utilização básica de cada tipo de fio, já que todos eles podem ser usados para essa finalidade, desde que os aparelhos não ultrapassem a potência.
De maneira geral, em tomadas de uso geral, o tamanho do fio precisa ter no mínimo 2,5mm, já que fios de até 10mm podem suportar cerca de 50 ampères.
Veja todos os modelos de tomadas e interruptores que temos disponíveis na loja!
Fio 1.5mm
O fio de 1.5mm é fininho. Ele é indicado para a ligação de lâmpadas, em sua aplicação majoritária.
Fio 2.5mm
O fio de 2.5mm é o mais comum para ligar tomadas e interruptores que são ramificados a partir de uma sub-rede ou até mesmo de uma rede. Esse tipo de fio, portanto, pode ser utilizado para a grande maioria dos processos de instalação elétrica dentro de uma casa residencial.
Fio 4mm
Já o fio de 4mm é muito utilizado para sub-redes de pequeno porte. Além disso, é usado também para circuitos que tem ramificação de um condutor superior.
Fio 6mm
Esse é um fio mais resistente e por isso é indicado para o uso daqueles equipamentos que precisam de mais potência, como é o caso do chuveiro elétrico.
Veja o interruptor paralelo bivolt para a sua instalação elétrica.
Diferença entre fio rígido e fio flexível
A diferença entre fio rígido e flexível é muito simples. Basicamente, o fio flexível é aquele que tem um conjunto de fios interpolados, pelo qual a energia é transmitida. Já o fio rígido é aquele que é feito por apenas um fio único, como se fosse um “arame” encapado, que é muito utilizado para ambientes externos.
A diferença técnica entre os dois tipos de materiais é ampla, mas ambos têm a mesma função: levar a energia de um ponto até o outro, sendo que o fio flexível é mais utilizado em instalações residenciais e prediais pois ele é mais fácil de conduzir, entornar, fazer curvaturas, entre outras características.
Quantas tomadas posso ligar no mesmo fio 2.5?
Pode-se dizer que um fio de 2.5mm pode alimentar cerca de dez tomadas comuns, de até 100 watts. Esse tipo de fio é capaz de suportar uma potência de até 1500 watts, desde que a instalação seja feita adequadamente. Por isso, sempre que a instalação é feita, deve-se considerar uma boa margem de segurança para que a potência não ultrapasse o limite do fio.
Se o limite de um fio for ultrapassado, vários problemas em cadeia podem acontecer. E muitas vezes, esse problema não é percebido de maneira ágil para que se possa intervir e corrigir.
Por isso, sempre que você vai fazer um projeto elétrico, conte com um estudo técnico e detalhado feito por um profissional. Nunca coloque fios e instalações na base do “achismo”, pois isso pode trazer graves problemas.
Quantas lâmpadas posso ligar em um fio 1.5?
Isso vai depender da quantidade de amperes que as lâmpadas estão consumindo. Se pegarmos uma média de consumo de 0,45A por lâmpada, é possível entender que um fio de 15A pode suportar até 33 lâmpadas conectadas.
A conta é a seguinte: 0,45A por lâmpada * 33 lâmpadas = 14,85A de consumo. Logo, o fio precisa ser de no mínimo 15A, o que é o caso dos fios de 1,5mm.
Qual é o fio ideal para chuveiro?
O fio ideal para instalar no seu chuveiro elétrico é aquele que tem uma capacidade de amperes superior e que suporta a potência do chuveiro que você comprou. De maneira geral, recomenda-se o uso de fios de no mínimo 6mm para o chuveiro, já que é um fio mais grosso e com uma capacidade boa para o chuveiro operar com margem de segurança. Conte com a D2, a sua Loja de Materiais Elétricos para encontrar tudo o que você precisa para o seu projeto elétrico. Entre em contato para fazer um orçamento sem compromisso agora mesmo!