Um dos componentes mais populares no mundo da elétrica, são os mais diversos tipos de relés fotoelétricos. Por mais que seja comum encontrar esse tipo de equipamento, por exemplo, para fazer o acionamento automático de luzes com base na presença de pessoas, há inúmeros tipos de relé fotoelétrico, para os mais variados acionamentos. Neste artigo, a D2 – Materiais Elétricos em Blumenau vai te ajudar a entender mais sobre quais são os tipos de relé fotoelétrico, além de alguns conceitos básicos do funcionamento e utilização desse equipamento.
Tipos de relés fotoelétricos
Existem muitos tipos de relés fotoelétricos e todos eles possuem uma função muito clara: controlar a iluminação de algum local. No caso dos postes de iluminação pública, por exemplo, os relés trabalham de forma que a luz do poste fique acesa durante a noite e se apague no início da manhã, quando a luz solar já começa a raiar no horizonte.
Veja abaixo alguns tipos de relé fotoelétrico:
Veja também o artigo: Lâmpadas de LED Decorativas – Como usar e onde comprar
Relé de presença
Um sensor de presença trabalha de maneira que, quando há qualquer tipo de movimento à sua frente, fecha-se o circuito de energia e aciona a iluminação no local. O relé de presença trabalha exatamente desta forma, de maneira que quando há algum movimento projetado em frente ao sensor, a luz ou a energia é estabelecida. Esse tipo de relé é muito utilizado em condomínios, por exemplo. Seja na passagem das pessoas pelo portão de pedestre ou mesmo no momento de estacionar o veículo na garagem. Assim que o movimento terminar, o relé apaga a luz e proporciona uma economia de energia.
Relé com temporizador
O relé com temporizador tem a mesma função do relé de presença: acender a luz ou gerar energia para algum circuito, em um intervalo de tempo pré-definido. No entanto, esse tipo de relé é “menos inteligente” quando o assunto é economizar energia, já que ele deixará a luz acesa em qualquer momento, havendo pessoas no ambiente ou não.
Para o exemplo de iluminação na garagem do prédio, o relé com temporizador pode não ser a melhor alternativa, já que é melhor que a luz se acenda somente quando houver movimento no local.
No entanto, ainda assim o relé com temporizador é útil para ambientes que precisam de iluminação pública constante, por exemplo.
Conheça o Relé Fotoelétrico Compacto Smart X-Control Exatron
Relé compacto
O modelo de relé compacto é um dos mais indicados para quem se preocupa com a estética do ambiente. Afinal, o relé é composto por apenas uma bobina e um fator de ligação, ou seja, é um equipamento que pode ser instalado em qualquer componente plástico, de qualquer tamanho, a depender da potência.
No caso do relé compacto, ele é utilizado em ambientes onde o equipamento deve ficar mais camuflado. Afinal, é um modelo pequeno e que pode ficar escondido. Confira também o Relé Fotoelétrico Térmico 220V Amarelo Exatron
Relé arredondado
Já o tipo de relé arredondado é o mais comum de todos e você encontrará esse modelo na maioria das instalações elétricas residenciais, em condomínios e até na iluminação pública. Eles possuem um formato muito semelhante de uma marca para outra justamente por ser um equipamento padrão e que precisa caber em vários tipos de instalações.
O relé arredondado pode ser encontrado nas mais diferentes áreas em que há algum tipo de instalação elétrica. Possui uma capa protetora que parece um “pote”, que na verdade é apenas um revestimento plástico que agrupa a bobina e o conector que fecha o circuito nos momentos exatos.
Leia o artigo: Materiais Elétricos em Blumenau – Itens Indispensáveis para a Sua Obra
Veja abaixo alguns modelos de relé:
- Relé fotoelétrico compacto;
- Relé fotoelétrico térmico 220v amarelo;
- Relé fotoelétrico térmico 220v vinho.
O que é um relé?
O relé nada mais é do que um equipamento utilizado para monitorar e controlar algum circuito de energia. Com o relé é possível, por exemplo, manter uma luz externa acesa ou apagada, de acordo com movimentações ou mesmo com a programação de um timer de duas, quatro ou até oito horas. O relé é muito utilizado em condomínios e residenciais em geral, especialmente em áreas comuns como garagens ou passagens de moradores.
Como funciona o relé fotoelétrico
Você já conhece alguns tipos de relé fotoelétrico, mas, afinal, você sabe exatamente como esse modelo funciona? A fórmula básica para um relé funcionar é muito simples: há uma bobina que, através do magnetismo, aciona uma alavanca capaz de fechar um circuito, que é responsável por energizar uma rede, acender uma luz, entre outras funções.
Embora haja vários modelos diferentes de relé, em diferentes formatos e tamanhos, o seu funcionamento é muito parecido em todos eles, onde a bobina é o item principal.
Conheça o Relé Fotoelétrico Térmico 220V Cor Vinho Exatron
Relé fotoelétrico ou fotocélula são a mesma coisa?
Embora tenham sistemas parecidos, o relé fotoelétrico e a fotocélula são itens diferentes, mas que muitas vezes são confundidos pela sua semelhança de operação. Veja as definições:
- Relé fotoelétrico: Funcionam a partir de um sistema térmico ou magnético, e operam para ligar ou desligar um sistema de iluminação a partir da bobina interna.
- Fotocélula: Basicamente, é um mini gerador de energia solar, ou seja, a energia luminosa é transformada em energia elétrica através de um sistema embutido que faz a conversão.
Onde comprar relé fotoelétrico
O relé fotoelétrico pode ser comprado em lojas de materiais elétricos, como é o caso da D2 Materiais Elétricos em Blumenau. Por aqui você pode comprar inúmeros modelos de sensores elétricos e equipamentos de timing de circuito, fazendo com que haja mais segurança em inúmeros tipos de instalações elétricas.
Entre em contato com a gente agora mesmo para encontrar o melhor modelo de relé fotoelétrico para o seu projeto.